Membros do Comitê de Fiscalização do Município de Contagem - Comfisc, da Guarda Civil de Contagem, da Polícia Militar Ambiental, e de fiscais das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semad e de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH, Instituto Estadual de Florestas/IEF e Copasa participaram, nesta sexta-feira (19/8), de uma ação de fiscalização na região de Vargem das Flores.
A ação teve como objetivo averiguar situações de desmatamento irregular e corte de árvores indevidas, parcelamentos de terras e edificações irregulares em Área de Proteção Ambiental – APA e Área de Preservação Permanente – APP, na região de Vargem das Flores.
A primeira fiscalização foi realizada na Lagoa Redonda e no Morro Vermelho, em seguida, na Alameda do Joá, nº 14, Morro Vermelho e, por último, na Orla da Lagoa Várzea das Flores, bairro Solar do Madeira.
Segundo a coordenadora do Comfisc, Patrícia Guimarães, as demandas desta fiscalização fazem parte de uma ação de um grupo especial chamado “Operação Proteção Vargem das Flores”, com atuação em conjunto de vários órgãos de proteção ambiental.
De acordo com o fiscal da SMDUH, Valdecir Júnior, será realizada a identificação dos proprietários das áreas para fazer a autuação e aplicação de multa conforme a lei federal de parcelamento de terras.
O chefe de grupamento da equipe Ambiental da Guarda Civil de Contagem, Paulo Loureiro, disse que vai fazer um Boletim de Ocorrência (BO), relatando que não foi encontrado nenhum autor no local e encaminhar ao Comfisc para certificar as ações.
A coordenadora do Comfisc, Patrícia Guimarães, disse que vai encaminhar o relatório dos fiscais do Meio Ambiente e de fiscalização de obras irregulares da SMDUH, acompanhado do relatório do Comfisc, para que a Procuradoria tome as devidas providências.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS